top of page

Campanha Um Dia no Parque chama brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas

Objetivo é levar pessoas a Unidades de Conservação para lazer, educação ambiental e conscientização

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta, e cerca de 2.500 Unidades de Conservação (UCs) ajudam a proteger este patrimônio. Porém, com exceção de parques mais conhecidos, como os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães e Fernando de Noronha, a maior parte é pouco frequentada pela população. A campanha Um Dia no Parque quer mudar esta realidade e levar os brasileiros para os parques nacionais no dia 22 de julho.

Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, e inspirada pela National Park Week, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha Um Dia no Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

“Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma a bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, especialista em parques e reservas.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou que a riqueza natural do Brasil é o maior orgulho de 58% dos brasileiros. A mesma pesquisa mostrou que 80% considera que a natureza não está protegida.

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. De acordo com Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC, “este é um projeto de longo prazo. Nosso objetivo é criar uma cultura de reconhecimento e valorização das Unidades de Conservação pela população brasileira. Então, assim como temos dias de conscientização e celebração, queremos estabelecer uma data para incentivar a visitação às Unidades de Conservação no Brasil”.

A categoria “parques” foi a escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Potencial turístico

O Brasil tem um potencial turístico inexplorado. Um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2017 mostrou que, em uma lista de 136 países, o Brasil é o primeiro em potencial de recursos. Porém, esta riqueza não é usada para atrair visitantes. Os parques nacionais dos Estados Unidos, país em décimo lugar no mesmo item da lista, atraem anualmente cerca de 300 milhões de visitantes, arrecadam 17 bilhões de Dólares e geram 306 mil empregos. A Espanha, com uma população de 46,5 milhões, levou aos parques nacionais cerca de 15 milhões de visitantes. Já no Brasil, atraíram 10,7 milhões de visitantes em 2017.

De acordo com Mariana Napolitano, coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil, “o incentivo ao ecoturismo beneficia tanto a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os visitantes, com experiências enriquecedoras”.

“Envolver as comunidades locais, capacitá-las, mostrar novas perspectivas de turismo sustentável e de base comunitária em unidades de conservação, como fazemos no Sul da Bahia nos parques de Abrolhos, Pau Brasil e Monte Pascoal, é incentivar a conservação da natureza para a o bem-estar das pessoas”, detalha Mauricio Bianco, líder da Conservação Internacional no Brasil.

Confira o evento aqui.

Assista à entrevista de Karen Oliveira, da The Nature Conservancy Brasil, uma das instituições que formam a Coalizão Pró UCs, no programa Conexão, do Canal Futura.

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha uma Unidade de Conservação

Conheça as Unidades de Conservação com atividades especiais no primeiro #UmDiaNoParque.

Parque Nacional de São Joaquim (Urubici, SC)

Atividade: Caminhada Ecológica na Trilha da Cascatinha, na região de Santa Bárbara (trilha leve, mas não adaptada)

Inscrição até 20/07 às 16h, pelo telefone (49) 3278-4994, presencialmente na sede do ICMBio em Ububici (Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1542), ou pelo e-mail reservasparquesaojoaquim@icmbio.gov.br.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Urubici vai disponibilizar um ônibus gratuito saindo da sede do ICMBio às 8h, com retorno às 14h.

 

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Pernambuco)

Atividade: Observação de aves na trilha do Sancho

Partindo do mirante dos Golfinhos, às 9h

Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu, PR)

O Parque Nacional do Iguaçu é um Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, e abriga as Cataratas do Iguaçu, um dos símbolos da natureza no Brasil. Em julho, o Parque vai abrir uma hora mais cedo, às 8h.

Local: Br 469, KM 18 – Foz do Iguaçu PR

 

Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ)

O Parque Nacional da Tijuca é a Unidade de Conservação mais visitada do país e oferece diversas atividades aos visitantes.

Atividades: caminhada em trilha, escalada, ciclismo, voo livre, banho de cachoeira, rapel, corrida, skate, observação de aves e contemplação da natureza.

Local: Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ)

Além das atividades que são oferecidas diariamente, o Parque vai presentar as 50 primeiras pessoas que forem dia 22 de julho ao Centro de Visitantes na sede Teresópolis e disserem "Vim participar da campanha Um Dia no Parque" com um squeeze.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi, MG)

Este Parque é um importante e rico parque arqueológico no norte de Minas Gerais. Não deixe de visitar as cavernas e apreciar as pinturas rupestres preservadas. No dia da ação #UmDiaNoParque, haverá exibição de filmes ambientais e relacionados às Unidades de Conservação no auditório do Centro de Visitantes. Prepare-se para responder à pergunta "O que o Parque Nacional significa para você?".

Local: BR 135, km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG

Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Bonito, MS)

Incursão ao rio Salobra e ao Dente de Cão. Estarão presentes alunos da UFGD - Dourados/MS e do Programa Sentinelas da Serra. São disponibilizadas 10 vagas para o público em geral que queira acompanhar (necessário ter veículo, pois o Parque não fornece transporte).

Inscrições: escritório do Parque, 67 3255-3979.

Parque Nacional do Ubajara (Ceará)

Além dos passeios nas trilhas, mirantes, cachoeiras e Gruta de Ubajara, onde todos os condutores reforcarão a ação. Um grupo da melhor idade fará um passeio ao mirante do Pendurado e um grupo de ciclistas fará a trilha Bike

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso, GO)

Além de contemplar a beleza do Cerrado, o visitante tem à disposição atividades como observação de fauna e flora, banho de cachoeira, caminhada. As trilhas dos Saltos, dos Cânions, da Seriema e a Travessia das Sete Quedas, com diferentes níveis de dificuldade, atraem os mais aventureiros.

Local: Rod GO 239, Km 36 Vila de São Jorge – Alto Paraíso, Goiás.​

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Chapada dos Guimarães, MT)

Atividades: Teatro na Cachoeirinha; Oficina de reciclados; atividade educacional "Você sabe como é difícil o combate a incêndio florestal?", Slackline,  Observação de Aves no Véu da Noiva, Feirinha de sustentabilidade, Exposição de rochas, Exposição das Bordadeiras de Chapada dos Guimarães, Roda de Capoeira, Apresentação de música, Yoga, Exposição fotográfica.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães oferece a cadeira Juliette (cadeira de rodas adaptada para trilhas) a pessoa com dificuldade de locomoção.

Horário: das 9h às 16h

Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) km 50

Reserva Natural Serra das Almas (Crateús, CE)

A RPPN não é aberta à visitação, mas vai receber um grupo de intercâmbio que vai conhecer as belezas da Caatinga. Na RPPN existem quatro trilhas, com ponte suspensa, mirante e torre de fiscalização aberta aos visitantes.

Parque Nacional da Serra da Canastra (São Roque de Minas, MG)

Dia 21 de julho, sábado. Passeio à parte alta da Casca Danta com parada no Centro de Visitantes para contemplação de exposição recém-inaugurada. Haverá apoio de voluntários na recepção e orientação dos visitantes.

As vagas do transporte gratuito são limitadas e os interessados devem confirmar suas reservas no escritório do ICMBio em São Roque de Minas, telefone (37) 3433-1324.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (Paranaguá, PR)
4ª Caminhada na Natureza – Circuito Serra da Prata, que acontece neste domingo, dia 22, na área rural do município de Paranaguá. Este ano o circuito terá 10km, com largada prevista para as 8h30min do barracão comunitário de eventos ao lado da igreja católica da Colônia Maria Luiza. O tradicional café da manhã do evento será servido a partir das 7h da manhã, com bolos, tortas, queijos, doces, geleias, café e leite de produtores da região e o conhecido e delicioso almoço será preparado pela associação dos agricultores e servido a partir das 11h30min. Além disso, no final do percurso haverá uma feira onde os agricultores estarão comercializando diversos produtos. Para saber como chegar, ver o mapa do percurso, inscrever-se e consultar outras informações, acesse: http://www.circuitoserradaprata.com.br.

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (São Miguel dos Milagres, AL) 

Mutirão de limpeza de praia em São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Horário: 08h

Ponto de encontro: Próximo à Pousada Praia Bonita, Povoado de São Miguel - Centro

APA Nascentes do Rio Vermelho (Goiás)
A unidade apoia a 11ª Volta Ciclística APA Nascentes do Rio Vermelho, que acontecerá dia dias 28 e 29 de julho em Mambaí, Goiás. Serão dois dias de pedalada, percorrendo 176 quilômetros, passando por alguns municípios, conhecendo as belezas naturais da APA.

Parque Nacional do Catimbau

Além da beleza cênica, o Parque Nacional do Catimbau abriga o segundo mais antigo parque histórico do Brasil.

Local: De Recife pela BR-232 até Arcoverde. Depois pela PE-270 até Buíque, seguindo então até a vila do Catimbau, principal acesso ao Parque.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe (Tavares, RS)

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe ajuda a proteger o bioma Marinho Costeiro e é um refúgio para aves migratórias, ou seja, um ótimo espaço para birdwatching, além de oferecer passeios.

Parque Estadual da Chacrinha (Rio de Janeiro, RJ)

O Parque oferece atividades de educação ambiental, como hortas, adubo orgânico. É possível também fazer visitas guiadas.

Local: Rua Guimarães Natal, S/N – Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

 

Parque Natural da Ipiranga (Petrópolis, RJ)

O grupo Trilhas na Serra vai desenvolver diversas atividades das 10h às 14h, como piquenique, alongamento, roda de leitura, caminhada ecológica com cadeira Juliette (cadeira de rodas adaptada), yoga, meditação, bate-papo nutricional, brincadeira com crianças.

Local: Av. Ipiranga, 853 – Centro, Petrópolis

Parque Nacional da Chapada Diamantina (Palmeiras, BA)

Além da Cachoeira da Fumaça, um dos principais atrativos do Parque, o visitante pode aproveitar a Cachoeira do Buracão, Morro do Pai Inácio, Gruta da Torrinha, Gruta da Lapa Doce.


Parque Estadual da Cantareira (São Paulo, SP)

Evento: #vempassarinharSP (observação de aves)

Horário: a partir das 7h

Local: Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira

Organização: Observatório de Aves do Instituto Butantan, AvistarBrasil e SAVE Brasil

Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina, PR)

A ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) vai promover uma caminhada ecológica e observação de aves, a partir das 8h.

À tarde, o Parque vai promover atividades para as famílias.

Local: Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, Km 14

Parque Estadual do Utinga (Belém, PA)

Em parceria com os condutores de trilha cadastrados junto ao Ideflor-bio, será disponibilizada gratuitamente a condução de trilhas de visitantes (adultos e crianças) na Trilha do Patauá, uma das onze trilhas abertas do Parque do Utinga abertas à visitação. O acesso ao parque já é gratuito.

Local:  Av. João Paulo II, S/N – Belém

Parque Estadual Alberto Löfgren (São Paulo, SP)

O Movimento Conservatio promove uma caminhada pelos principais atrativos do Horto Florestal/ Parque Estadual Alberto Löfgren, na zona norte de SP. O trajeto abordará pontos importantes de sua história, como construções históricas, personagens importantes, além de informações sobre a origem do Serviço Florestal (atual Instituto Florestal) e suas raízes na Comissão Geográfica e Geológica da Província de São Paulo, que além do IF, deu origem a outras instituições, como o Instituto Geológico. 
A área onde está o PEAL, também conhecido como Horto, era o antigo Engenho Pedra Branca, que foi desapropriado em 1896 para a instalação de um horto botânico. Um dos destaques do circuito será a visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi e uma exposição de fotos antigas, que possibilitará ao público comparar como o Parque era antigamente e como é hoje.
A Caminhada no Horto Florestal é uma iniciativa do Movimento Conservatio, com parceria do Museu Florestal e da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente.

Horário: das 10h às 12h

Parque Estadual do Marumbi (Morretes, PR)

A Paraná Ecoturismo vai desenvolver atividades no Parque Estadual do Marumbi, como visita em toda intermediaçãos do Parque, conhecendo a infrainstrutura, história, Cachoeira dos marumbinistas, contorno ao morro Rochedinho com 625 metros e parada nas piscinas naturais para banho de águas naturais. Haverá também atividades para crianças. Para esta ação, a empresa está com valores promocionais, para incentivar o turismo.

Informaçõs e reservas:
(41) 3462-4121 / (41) 99625-2186
Site: www.paranaecoturismo.com.br
E-mail: paranaecoturismo@gmail.com

Reserva Extrativista Marinha de Soure (Soure, PA)

De 19 a 22 de julho, haverá atividades na Praia do Pesqueiro. Tabuleiro, pescaria, detetives da natureza! Muita diversão! Participe do Mãos ao Lixo às 15 horas.

Parque Nacional do Itatiaia (Iatiaia, RJ)

Além das diversas atividades normalmente disponíveis, o Parque vai oferecer visitas monitoradas ao Chalé do Maromba, imóvel histórico com arquitetura típica, localizado em ponto privilegiado do Parque. As saídas serão em grupo de 12 pessoas a partir do Complexo do Maromba, na parte baixa com acesso por Itatiaia/RJ. Um grupo de voluntários treinados conduzirá os visitantes realizando trabalho de interpretação ambiental que terá aproximadamente 1h30 de duração, entre as 9h e 15h.

Local: Estrada do Parque Nacional, Km 8,5 – Itatiaia - RJ

Parque Estadual Cunhambebe (Angra dos Reis, RJ)

Alguns dos principais atrativos turísticos do Parque Estadual do Cunhambebe são: Cachoeira Véu da Noiva, Travessia Sahy-Rubião/Rubião-Muriqui, Ribeirão das Lages, Ponte Bela.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (litoral de Santa Catarina)

A unidade de conservação oferece extrema beleza cênica, águas com pouca turbidez próprias ao mergulho de observação, mata atlântica insular, alta diversidade de ecossistemas. A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção.

RPPN Cristalino (Alta Floresta, MT)

A RPPN possui um hotel que recebe hóspedes e visitantes para passeios guiados. A torre de observação de aves ou a castanheira são lugares marcantes nesta Unidade de Conservação que juntamente com outras unidades de conservação (Parque Estadual Cristalino, Parque Nacional do Juruena, Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo), terras indígenas circunvizinhas e Base da Força Aérea Brasileira, ajuda a proteger a Amazônia Meridional.

Floresta Nacional de Ipanema (Araçoiaba da Serra, São Paulo, a 120km da capital)

Dentro da Floresta Nacional de Ipanema existem percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques, playground.

Local: Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra.

Parque Estadual da Serra da Baitaca (Quatro Barras, PR)

O parque fica a 35km de Curitiba.

O Coletivo de Conscientização Ambiental Hub Verde vai promover uma visita ao Morro do Anhangava. O objetivo é mostrar que perto da capital há opções de lazer na natureza, além de promover a conscientização ambiental.

A saída é de Curitiba, na rua Aristides Athayde, 340. É preciso fazer inscrição pelo telefone 41 99602-9278. O passeio é gratuito, e o grupo oferece carona a quem precisar.

Parque Barigui (Curitiba, PR)

Um grupo de amigos vai promover um piquenique solidário atrás do Museu do Automóvel. Além do piquenique, vai ter oficina de malabares e aula de yoga. A partir das 15h.

Serra do Amolar (Mato Grosso)

O Instituto Homem Pantaneiro promove ações na região com turistas de todo o mundo, que vão à região connhecer a exuberância do Pantanal.

bottom of page