Sergipe
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.
Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!
Mata da Escola Agrícola - Estância Sergipe
Estância
Realização: Projeto Ecotech em parceria com o IFS e Secretaria Municipal de Educação de Estância - SE
Atividade:
01
Um Dia no Parque será realizado no dia 02 de Agosto com início das atividades às 08h
Atividade 01 trilha interpretativa:
A partir das 8h
Ponto de encontro: Portão principal da Escola Agrícola (Povoado Araçás)
Destinado aos estudantes das escolas municipais do entorno, do Instituto Federal de Sergipe
Campus Estância e comunidade local - sem limite de idade
Conduzida pelo projeto ecotech e professores da Escola Agrícola. A trilha é de curto percurso.
Mas para fazê-la deve ir com calçados fechados (tênis ou bota), roupas leves, boné/chapéu,
levar protetor solar, água e lanche.
A trilha terá duração de 40 minutos aproximadamente com 2 km de distância
02
Ecocine
Exposição de dois Documentários
● "Vozes do Manguezal: O Legado das Marisqueiras" (21 minutos)
● “Ecos do Manguezal: Uma jornada de resistência e conexão (5 minutos)
Os documentários acima foram produzidos pelo Projeto Ecotech em que evidencia a
importância da conservação do Manguezal e protagonismo da comunidade tradicional das
marisqueiras.
Observação: Durante as sessões serão distribuídos saquinhos de pipoca.
Após a exibição terá uma discussão com membros da equipe que produziram o documentário.
Ambos os documentários estão disponíveis no Canal do Ecotech no youtube
Local: auditório da Escola Agrícola
Sessão às 09h:00
Sessão às 10:00h
Público alvo: comunidade local, comunidade escolar e estudantes
Duração: 40 minutos cada sessão
03
Oficina de confecção de placas para trilhas interpretativas
A atividade será realizada por monitores do projeto Ecotech que já tem experiência na produção de placas para trilhas interpretativas a partir de madeira de refugo.
Local: Escola Agrícola
Número de vagas: 8
Horário 09:00h
04
Piquenique slowfood
A atividade será culminância do Dia no Parque realizado pelo Projeto Ecotech (IFS), Junto à Secretaria Municipal de Educação de Estância e a Escola Agrícola.
Neste momento final iremos confraternizar com o piquenique slow food, onde poderemos apreciar os sabores ancestrais e da terra em harmonia com a natureza
Observação: os participantes devem levar alimentos e bebidas naturais que fazem parte da gastronomia local, sabores que remetem à memória afetiva.
Não será permitido o uso de descartáveis e de comidas e bebidas industrializadas.
Cada participante deve levar os seus utensílios para a refeição.
Local: Margem do Riacho Águas Claras
Horário: 11:00h
05
Eco-Fotos
Durante as atividades os participantes poderão fazer registros fotográficos das diversas paisagens naturais e momentos vivenciados durante as atividades no dia no Parque. Os registros tirados durante o evento serão postados no instagram tanto no feed quanto nos stories, na ferramenta sua vez, também será aberta uma votação por meio de enquete após a seleção de 5 fotos feitas pela nossa equipe, que terá como premiação uma caixa de bombom.
Trazer celular ou câmera fotográfica para os registros.
06
Caminhada Ecológica até a nascente do Águas Claras e Oficina de limpeza e Conservação
Horário: 8:30 Local: Povoado Araçás
Público: Estudantes e comunidade
O objetivo é fomentar a importância da conservação das nascentes entre os estudantes e a comunidade local, com a promoção do conhecimento sobre a área e sua relevância ecológica A atividade inicia com uma caminhada guiada por um morador local e uma professora mestranda em Ciências Ambientais, com duração de aproximadamente uma hora, até uma nascente localizada próxima à escola.
Após a caminhada, os participantes devem focar na limpeza e conservação das nascentes.
Serão distribuídos os materiais necessários para a coleta de lixo ao redor da nascente, e o guia fornecerá explicações sobre os impactos do lixo na nascente e os danos ao ecossistema. A duração total da atividade é de 2 horas e 30 minutos, e é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, bem como à comunidade local. Os materiais necessários incluem sacos de lixo, água para hidratação. Tênis e roupa adequada para caminhada.
Observação: Os participantes deverão vestir roupas leves e confortáveis, usar proteção solar e levar garrafas de água. Serão distribuídos materiais como luvas e sacos para coleta de lixo. A recepção dos participantes incluirá uma introdução aos objetivos da caminhada e a apresentação do morador local e da professora que guiarão a atividade.
Durante o percurso, serão feitas paradas em pontos estratégicos para observar e discutir as condições de conservação do local. Nesta atividade também terá ação do detetive trilheiro que durante a caminhada haverá pistas relacionadas a proteção ambiental conforme o percurso o pessoal terá que encontrar as pistas para poder chegar ao tesouro que será um piquenique.
07
Horário: 08:30h
Ponto de encontro: Portão principal da Escola Agrícola (Povoado Araçás).
Destinado aos estudantes do Instituto Federal de Sergipe Campus Estância e comunidade local a partir de 15 anos. Para os menores de 15 anos só farão o percurso, se estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Esta atividade tem o objetivo de proporcionar uma experiência de utilização da bicicleta para explorar as paisagens locais, para através delas fazer a análise da percepção ambiental dos participantes.
O percurso a ser percorrido terá aproximadamente 7 quilômetros, passando por trechos naturais de trilhas e uma parte de estradão de terra.
O tempo estimado para essa atividade é de 1 hora.
A atividade será conduzida pelo Professor Mestrando em Ciências Ambientais pela UFS Andreson Batista.
É obrigatório que cada participante esteja com uma bicicleta em boas condições de uso e utilize roupas compatíveis com a atividade de pedalar. É preciso também levar sua água e lanche. Há a possibilidade de banho de rio durante a trilha.
Como chegar:
A escola Agrícola fica a 18km do centro da cidade, passando pelo Bairro Alagoas, segue pela BR 101 em direção a Aracaju. No Km 133 entra na estrada de terra que dá acesso ao Povoado Araçás, segue direto e depois da ponte vira à esquerda em direção à escola Agrícola.
Monumento Natural Grota do Angico
Poço Redondo
Realização: Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe
Atividade:
Atividade 1 - Trilha do Cangaço.
A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol.
Atividade 02 - Acompanhamento do reflorestamento na área de preservação permanente do Rio São Francisco dentro do MONA Grota do Angico.
A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe do viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol.
Atividade 03 - Educação Ambiental no viveiro-escola - Caatinga Sempre Viva.
A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe viveiro-escola - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol.
Atividade 04 - Acompanhamento das atividades realizadas pelos Condutores Ambientais do MONA Grota do Angico.
A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe do viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol.
Como chegar:
https://maps.app.goo.gl/DnWVA1AZMe4MMjTx8
Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco
Capela
Realização: Prefeitura Municipal de Capela/SE através da Secretária Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas
Atividade:
01
Trilha ecológica com piquenique para crianças. As trilhas ecológicas permitirão que os pequenos explorem a natureza, aprendendo sobre plantas, animais e ecossistemas de maneira interativa e envolvente. Após a caminhada, um piquenique em um ambiente natural proporciona um momento de descanso e convivência, onde as crianças podem apreciar alimentos saudáveis enquanto desfrutam da beleza ao redor. Além disso, a área da ecobrinquedoteca complementa a experiência, oferecendo jogos ambientais e atividades de artes que estimulam a criatividade e a sensibilidade ambiental. Nesta área, as crianças podem participar de brincadeiras educativas que ensinam a importância da conservação e do respeito ao meio ambiente, além de se expressarem artisticamente com materiais naturais, promovendo uma conexão ainda mais profunda com a natureza. Será um espaço acessível, inclusivo, pensado para crianças de 1 a 12 anos. Pretende-se realizar a atividade das 08h às 11h.
02
Trilha interpretativa e orientada para adolescentes e adultos, oferece uma experiência enriquecedora e educativa na natureza. Durante o percurso, guias especializados compartilham informações sobre a flora, fauna e os ecossistemas locais, proporcionando uma compreensão mais profunda e consciente do ambiente natural. Esta abordagem interpretativa permite que os participantes aprendam sobre a importância da conservação e os impactos ambientais de maneira interativa e envolvente. Além da caminhada, a experiência é complementada com um revigorante banho de rio, onde os participantes podem relaxar e se refrescar nas águas naturais, aproveitando um momento de conexão direta com a natureza. Esta combinação de educação ambiental e lazer promove uma apreciação mais profunda do meio ambiente, incentivando atitudes sustentáveis e o respeito pela natureza. Pretende-se realizar a atividade das 08h às 13h.
03
Observar o pôr do sol no mirante proporciona um momento de contemplação e conexão com a natureza. O mirante, situado em um ponto estratégico com vista panorâmica, permite que os observadores se deleitem com a beleza da paisagem ao seu redor. Cada pôr do sol é único. A atividade poderá acontecer às 16h30.
Como chegar:
Saindo de Aracaju, a capital de Sergipe, você pode ir de carro ou de transporte público. De carro, pegue a BR-101 Norte, saia de Aracaju e siga pela BR-101 em direção ao norte. Após aproximadamente 60 km na BR-101, pegue a saída para a SE-226 em direção a Capela e continue pela SE-226 até Capela, seguindo as placas em direção ao Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco. De transporte público, você pode pegar um ônibus que vá para Capela a partir da Rodoviária de Aracaju. Escolha um ônibus que vá para Capela via Povoado Miranda e peça ao motorista para parar na Mata do Junco. A UC é bem próxima da área urbana, fácil acesso e localização.