top of page
UDNP 2024 CABEÇALHO SITE - COALIZÃO.png
Sergipe
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.

Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!

Mata da Escola Agrícola - Estância Sergipe

Estância

Realização: Projeto Ecotech em parceria com o IFS e Secretaria Municipal  de Educação de Estância - SE

Atividade:

01

Um Dia no Parque será realizado no dia 02 de Agosto com início das atividades às 08h 

Trilha Interpretativa conduzida pelo projeto ecotech e professores da Escola Agrícola. A trilha é de curto percurso. Mas para fazê-la deve ir com calçacos fechados (tênis ou bota), roupas leves, boné/chapéu, levar protetor solar, água e lanche.

 

02

Ecocine 

Exposição do Documentário "Vozes do Manguezal: O Legado das Marisqueias" produzido pelo Projeto Ecotech em que evidencia a importância da conservação do Manguezal e protagonismo da comunidade tradicional de marisqueiras

 

03

Oficina de confecção de placas para trilhas interpretativas

 

04

Piquenique slowfood no final da manhã para encerramento das atividades. Quem for participar, deve levar algum alimento natural que faz parte da gastronomia local

 

Como chegar:

A escola Agrícola fica a 18km do centro da cidade, passando pelo Bairro Alagoas, segue pela BR 101 em direção a  Aracaju. No Km 133 entra na estrada de terra que dá acesso ao Povoado Araçás, segue direto e depois da ponte vira à esquerda em direção à escola Agrícola.

Monumento Natural Grota do Angico    

Poço Redondo

Realização: Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe

Atividade:

Atividade 1 - Trilha do Cangaço.

A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol. 

Atividade 02 - Acompanhamento do reflorestamento na área de preservação permanente do Rio São Francisco dentro do MONA Grota do Angico.

A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe do viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol. 

Atividade 03 - Educação Ambiental no viveiro-escola - Caatinga Sempre Viva.

A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe viveiro-escola - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol. 

Atividade 04 - Acompanhamento das atividades realizadas pelos Condutores Ambientais do MONA Grota do Angico.

A mobilização e organização de atividades será realizada pela equipe do viveiro florestal - Caatinga Sempre Viva. As atividades desenvolvidas serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e terão como alvo o público em geral. Os participantes presentes no dia do evento deverão escolher uma das atividades propostas de acordo com a disponibilidade de vagas estimadas. Não há taxas, o evento é gratuito. É importante que os interessados levem sua própria água mineral, lanches leves, protetor solar, bonés ou chapéus, ou outras formas de proteção ao sol.

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/DnWVA1AZMe4MMjTx8

 

Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco

Capela

Realização: Prefeitura Municipal de Capela/SE através da Secretária Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas

Atividade:

01

Trilha ecológica com piquenique para crianças. As trilhas ecológicas permitirão que os pequenos explorem a natureza, aprendendo sobre plantas, animais e ecossistemas de maneira interativa e envolvente. Após a caminhada, um piquenique em um ambiente natural proporciona um momento de descanso e convivência, onde as crianças podem apreciar alimentos saudáveis enquanto desfrutam da beleza ao redor. Além disso, a área da ecobrinquedoteca complementa a experiência, oferecendo jogos ambientais e atividades de artes que estimulam a criatividade e a sensibilidade ambiental. Nesta área, as crianças podem participar de brincadeiras educativas que ensinam a importância da conservação e do respeito ao meio ambiente, além de se expressarem artisticamente com materiais naturais, promovendo uma conexão ainda mais profunda com a natureza. Será um espaço acessível, inclusivo, pensado para crianças de 1 a 12 anos. Pretende-se realizar a atividade das 08h às 11h.

 

02

Trilha interpretativa e orientada para adolescentes e adultos, oferece uma experiência enriquecedora e educativa na natureza. Durante o percurso, guias especializados compartilham informações sobre a flora, fauna e os ecossistemas locais, proporcionando uma compreensão mais profunda e consciente do ambiente natural. Esta abordagem interpretativa permite que os participantes aprendam sobre a importância da conservação e os impactos ambientais de maneira interativa e envolvente. Além da caminhada, a experiência é complementada com um revigorante banho de rio, onde os participantes podem relaxar e se refrescar nas águas naturais, aproveitando um momento de conexão direta com a natureza. Esta combinação de educação ambiental e lazer promove uma apreciação mais profunda do meio ambiente, incentivando atitudes sustentáveis e o respeito pela natureza. Pretende-se realizar a atividade das 08h às 13h.

 

03

Observar o pôr do sol no mirante proporciona um momento de contemplação e conexão com a natureza. O mirante, situado em um ponto estratégico com vista panorâmica, permite que os observadores se deleitem com a beleza da paisagem ao seu redor. Cada pôr do sol é único. A atividade poderá acontecer às 16h30.

 

Como chegar:

Saindo de Aracaju, a capital de Sergipe, você pode ir de carro ou de transporte público. De carro, pegue a BR-101 Norte, saia de Aracaju e siga pela BR-101 em direção ao norte. Após aproximadamente 60 km na BR-101, pegue a saída para a SE-226 em direção a Capela e continue pela SE-226 até Capela, seguindo as placas em direção ao Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco. De transporte público, você pode pegar um ônibus que vá para Capela a partir da Rodoviária de Aracaju. Escolha um ônibus que vá para Capela via Povoado Miranda e peça ao motorista para parar na Mata do Junco. A UC é bem próxima da área urbana, fácil acesso e localização.

rodapé site unidos cuidamos.png
bottom of page