top of page
UDNP 2024 CABEÇALHO SITE - COALIZÃO.png
Santa Catarina
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.

Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca 
Imbituba
Realização: ICMBio

Atividade:
Pedalada nos Caminhos da Baleia Franca 

Horário: A partir das 9h da manhã   
Ponto de encontro: Canto da Vila - Praia da Vila   
Público-alvo: Destinado ao público em geral, sem limite de idade   
Equipamento: Bicicleta em boas condições e equipamentos de segurança (capacete, luvas etc.)   
Recomendações: Estar preparado e apto para pedalar por longos períodos e vestir roupas apropriadas para a atividade física ao ar livre.  Trazer água e alimentos, pois o local não possui lanchonete.  
Inscrição: Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer inscrição pelo e-mail apadabaleiafranca@icmbio.gov.br   
Outras informações: A atividade será uma travessia de praia inserida na Trilha de Longo Percurso dos Caminhos da Baleia Franca. O percurso será do canto da Praia da Vila até a Praia de Itapirubá, em Imbituba, território este, que é abrangido pela APA da Baleia Franca. A pedalada será de cerca de 26 km (ida e volta), com pontos de avistamento de ilhas, lagoas, o mar, restinga e montanhas que vizinham à Unidade de Conservação. Ainda, é possível que se aviste o mamífero símbolo da UC, a Baleia-franca.

 

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Palhoça

Realização: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina; Instituto Çarakura; Projeto Raizes da Cooperação

Site

Atividade:

01

Trilha interpretativa no Centro de Visitantes - dia todo - 30 min -50 pessoas

 

02

Plantio de mudas no Centro de Visitantes- dia todo- 60 min - 50 pessoas

 

Com chegar:

Rodovia BR 101- km 238 - Centro de Visitantes ao lado da Polícia Militar

 

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Santo Amaro da Imperatriz

Realização: Apuama Aventuras

Atividade:

Rafting Aventura, saindo da base localizada no bairro Caldas, venha navegar nas águas do Rio Cubatão, conhecer a Mata Atlântica e nosso rio que ladeia o Parque Estadual Serra do Tabuleiro. A partir de 10 anos e com disposição para a aventura através de remada e adrenalina. O valor é de R$150,00 por pessoa e a inscrição deve ser feita com antecedência no email: apuamarafting@gmail.com. Atendemos a partir de 2 pessoas.

 

Como chegar:

Bairro Caldas da Imperatriz, 1 km antes das águas termais.

 

Parque Estadual da Serra Furada

Grão-Pará e Orleans

Realização: IMA-SC, em parceria com a APOLSCA e condutores de visitantes

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/hH7EhNShmQMueYCL6

 

Parque Estadual do Rio Vermelho

Florianópolis

Realização: IMA

Atividade:

01

Manejo da Trilha de Longo Curso CAISCA-PAERVE

21/07/2024 (domingo)

A partir das 8:30h

Ponto de encontro: Terminal Lacustre

Utilizar roupas adequadas para trilha, sapatos fechados, protetor solar e repelente.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail riovermelho@ima.sc.gov.br

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete.

 

02

Jogo dos ODS e observação de aves na Trilha do Rio Vermelho

Realização: ECOPAERVE

Horário: 9:30 às 17h

Jogo dos ODS’s: Buscando a sustentabilidade do Planeta: O jogo tem como objetivo estimular o aprendizado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da ONU, de forma motivadora, com o uso de diferentes linguagens para responder os desafios propostos sobre cada um dos 17 ODS, além de levar participantes a refletir sobre as atitudes sustentáveis que contribuem para a sustentabilidade do planeta.

03

Oficina de observação de aves: Será realizada uma oficina com duração de 30 minutos onde os participantes poderão conhecer sobre as aves do PAERVE, para identificação de locais de avistamentos, identificação dos cantos e principais características das aves presentes. Ao final da oficina será realizado um jogo da memória com as principais aves do parque.

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/ywwAkRtuoRRa2vv46?g_st=aw


 

Parque Estadual do Rio Vermelho

Florianópolis 

Realização: Trilhas de Criança

Atividade:

Trilha Nascente do Rio Vermelho. Evento destinado às crianças e seus familiares. 3km de caminhada (ida e volta) - Evento gratuito. Inscrições: https://www.trilhasdecrianca.com.br/inscricoes

 

Todas as informações do evento, como endereço, ponto de encontro, e horários são repassadas às famílias sorteadas para participar desta ação.

 

Parque Estadual Fritz Plaumann

Concórdia

Realização: IMA, Instituto Çarakura. Em parceria com Engecam e o Consórcio Itá

Atividade:

01

Caça ao tesouro na natureza. Horário: 14h Local: Centro de visitantes do PAEFP. Destinada ao público geral, mas mais focado no público infantil. 

Regras: 

    • Não pode tirar nada das árvores, os elementos têm que ser ajuntados do chão para completar a atividade. 

    • Não coletar material vivo. 

    • Não sair da trilha. 

    • No final da atividade vamos devolver os tesouros à natureza. 

    • E como prêmio de participação ganharão uma medalha.

 

02

Trilhas Contemplativas. Horário: 9h às 17h   Local: Trilhas  do PAEFP. Destinada ao público geral

 

Os visitantes poderão realizar 4 trilhas nesse dia e fazer as mesmas com calma para contemplá-las.

 

03

Concurso de Fotografia:  O parque pelos seus olhos.  Horário: 9h às 17h   Local: Trilhas do PAEFP. Destinada ao público geral

 

Quem participar da atividade trilhas contemplativas, poderá no decorrer da trilha registrar alguma fotografia. E após poderá participar do concurso de fotografia.  

O concurso é basicamente tirar alguma foto dentro do parque no dia do evento, sendo foto da natureza, água, animais silvestres ou paisagem. Com aparelho celular. Após isso, cada participante deverá postar no feed do Instagram apenas uma foto, e marcar o parque. A foto mais curtida, será postada no feed do Instagram do parque e divulgada nas redes sociais do parque. Como forma de homenagem ao ganhador. 

 

Regras:  

    • Poderão participar todos os visitantes que estiverem no parque no dia. 

    • Poderão postar apenas 1 foto por pessoa. 

    • Não serão aceitos equipamentos profissionais (lentes, câmeras). 

    • Apenas aparelhos celulares.

    • As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente, nem sofrer alterações de qualquer natureza; 

    • As fotos poderão ser apenas do dia do evento. 

    • Requisito obrigatório marcar o @parquefritzplaumann @umdianoparque no Instagram. 

    • Ter perfil aberto.

    • Fazer a inscrição após o evento. 

 

Inscrições:

As inscrições serão feitas através de um formulário disponibilizado nas redes sociais do parque, onde o interessado deverá preencher as seguintes informações: 

 

Nome completo;

CPF;

Cidade/Estado;

Perfil do Instagram;

Link da Publicação;

Foto (Arquivo Bruto);      

Mesmo que não seja a publicação vencedora, todos os inscritos devem concordar em ceder os direitos de uso de imagem ao PAEFP

 

04

Ministrada pela Engecam “ Uma noite no parque fauna noturna de anfíbios”   Horário: 18:30h às 21:30   Local: Trilhas do PAEFP. Destinada ao público geral. Inscrições via whats.

 

05

Piquenique no Parque: Trazer lanche/chimarrão . Horário: 15h Local: centro de visitantes do PAEFP. Destinado ao público em geral, sem limite de idade.

 

06

Consórcio Itá- Tenda com brindes e entrega de mudas.

 

Como chegar:

Endereço: Linha Sede Brum Interior, Concórdia - SC, 89700-000.


 

Parque Estadual Rio Canoas

Campos Novos

Realização: Instituto Çarakura em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

Atividade:

01

Trilha até as Furnas do Rio Canoas

A trilha de 12,5 km (ida e volta) até as Furnas do Rio Canoas começa às 9h, com ponto de encontro no Centro de Visitantes do Parque Estadual Rio Canoas. É uma caminhada moderada, indicada para maiores de 12 anos, exigindo calçado adequado para trilha e protetor solar. Recomenda-se trazer um chapéu ou boné para proteção contra o sol e uma mochila leve com água e alimentos, pois o trajeto é longo. Não há cobrança de taxa para participar, mas o agendamento das visitas devem ser feitas antecipadamente pelo site: https://www.skoobtur.com/tour/centro-de-visitantes-parque-estadual-rio-canoas?to=ima

 

02

Plantio de Mudas no entorno do Centro de Visitantes do Parque Estadual Rio Canoas

A atividade de plantio de mudas nativas começa às 15h30 no Parque Estadual Rio Canoas. O ponto de encontro é o Centro de Visitantes do Parque Estadual Rio Canoas. Este evento é voltado para pessoas de todas as idades. Recomenda-se vestir roupas confortáveis e calçados fechados. É recomendável que os participantes tragam água e um lanche, pois não há lanchonete no local.

Não há cobrança de taxa para participar, mas o agendamento das visitas devem ser feitas antecipadamente pelo site: https://www.skoobtur.com/tour/centro-de-visitantes-parque-estadual-rio-canoas?to=ima


 

Como chegar:

A partir da sede Municipal de Campos Novos segue-se por 15 km pela rodovia BR 470 em sentido ao Rio Grande do Sul, até o trevo da estrada municipal que conduz a Abdon Batista, segue em direção a localidade de Ibicuí por mais 17 Km, orientando-se pelas placas indicativas.


Parque Municipal do Morro da Glória

Laguna

Realização: Amigos do Parque da Estação Ferroviária do Campo de Fora

Atividade:

01

Limpeza do córrego da estação

 

02

Plantio de árvores nativas

 

03

Yoga no parque

 

04

Trilha da cachoeirinha do Campo de Fora

 

Parque Nacional de São Joaquim

Urubici

Realização: ICMBio

Atividade:

Caminhada no Recanto Santa Bárbara, dia 06/07/2024 a partir das 08:30, previsão de 3hs, todos os públicos, não há previsão de limite de participantes. A inscrição poderá ser feita antecipadamente ou no dia. Não há taxa ou custo de participação.

 

Parque Natural Municipal do Atalaia

Itajaí

Realização: Instituto Itajaí Sustentável

Atividade:

01

Trilha do Nascer do Sol

 

Local: Início da trilha na entrada do parque com subida até o Mirante Água - R. José Carlos Câmara Bastos, s/n (Estrada das Antenas, acesso pela Rua Lila Heusi) - Fazenda, Itajaí (SC)

Horário: 6h

Duração: 1h

Público alvo: Público geral

Como participar: Necessário realizar inscrição prévia por email (viveiro.inis@itajai.sc.gov.br) ou telefone (47 98858-9453). Máximo 40 pessoas.

Informações gerais: Trilha guiada por educador ambiental do PNM do Atalaia. Ir com roupa adequada para trilha, obrigatoriamente calça e sapato fechado (tênis ou bota de trilha). Levar água, repelente e protetor solar. Confirmação da atividade condicionada às condições do tempo. Trazer água pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

 

02

Trilha das Cotias

 

Local: Início da trilha ocorre no Mirante Água - R. José Carlos Câmara Bastos, s/n (Estrada das Antenas, acesso pela Rua Lila Heusi) - Fazenda, Itajaí (SC)

Horários: 8h30 / 9h45 / 14h00 / 15h15

Duração: 1h

Público alvo: Público geral (crianças a partir de 9 anos, não recomendada para idosos)  

Como participar: Necessário realizar inscrição prévia por email (viveiro.inis@itajai.sc.gov.br) ou telefone (47 98858-9453). Máximo 10 pessoas por grupo.

Informações gerais: Trilha guiada por educador ambiental do PNM do Atalaia. Ir com roupa adequada para trilha, obrigatoriamente calça e sapato fechado (tênis ou bota de trilha). Levar água, repelente e protetor solar. Confirmação da atividade condicionada às condições do tempo. Trazer água pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

 

03

Yoga no Parque

 

Local: Atividade realizada no deck do Mirante Água no PNM do Atalaia. R. José Carlos Câmara Bastos, s/n (Estrada das Antenas, acesso pela Rua Lila Heusi) - Fazenda, Itajaí (SC)

Horários: 10h00

Duração: 1h

Público alvo: Público geral

Como participar: Necessário realizar inscrição prévia por email (viveiro.inis@itajai.sc.gov.br) ou telefone (47 98858-9453). Máximo 15 pessoas. Confirmação da atividade condicionada às condições do tempo. Levar tapete de yoga, repelente, protetor solar. Trazer água pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

 

04

Distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica

 

Local: Na entrada do PNM do Atalaia. R. José Carlos Câmara Bastos, s/n (Estrada das Antenas, acesso pela Rua Lila Heusi) - Fazenda, Itajaí (SC)

Horários: 9h00 às 16h00

Duração: -

Público alvo: Público geral

Como participar: Todos os visitantes do Parque poderão levar uma muda de uma espécie arbórea da Mata Atlântica

Parada Sustentável - "Ecoponto Itinerante" e "Programa Penso, Logo Destino"

 

Local: Centro de Educação Ambiental (CEA) do PNM do Atalaia - R. Deputado Francisco Evaristo Canziani, 1225 - Cabeçudas, Itajaí (SC)

Horário: 9h00 às 15h00

Duração: manhã e tarde 

Público alvo: Público em geral

Como participar: Não são necessárias inscrições prévias. O espaço estará aberto para receber os visitantes.

Outras informações que julgar pertinentes: Ação de conscientização e coleta de resíduos sólidos especiais com a população que estará nas vias do entorno do CEA e também as que estiverem participando do Um Dia no Parque.


 

Parque Natural Municipal Lagoa do Perequê

Porto Belo

Realização: Fundação Municipal do Meio Ambiente - FAMAP

Atividade:

Das 13h00 às 18h00

- Exposição com réplicas e placas da Fundação Projeto TAMAR;

- Aula de Capoeira com o Grupo Bimba's do Sul;

- Oficina de Colagem;

- Oficina de pintura;

- Doação de mudas nativas.

- Feirinha de adoração

- No dia também vai ter brinquedo inflável e cama elástica pula-pula.

 

Obs.: Não é necessária inscrição e todas as atrações são gratuitas.

 

Parque Natural Municipal Xokleng

Nova Veneza

Realização: Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE) e Prefeitura Municipal de Nova Veneza

Atividade:

Entre 08h e 12h:

 

- Observação de aves (com guiamento feito por ornitólogo);

- Doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica;

- Trilha Interpretativa e Brincadeiras para crianças;

- Exposição fotográfica "Aves da Mata Atlântica"

 

Como chegar:

Rua Natal Coral, 430, Bortoluzzi, Nova Veneza/SC, atrás do prédio da Câmara Municipal de Vereadores (https://maps.app.goo.gl/2rMtALcLBiYRoYadA)


 

Reserva Biológica Estadual do Aguaí

Treviso

Realização: Instituto Alouatta em Parceria com o IMA Instituto do Meio Ambiente

Atividade:

01

Observação de aves - público em geral

A partir das 6h

Ponto de encontro: Pousada Santo Antônio

Trazer binóculo ou câmera fotográfica

Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo whats (48) 99841-5372

Haverá café da manhã por adesão - necessário fazer reserva

 

02

Contação de história - crianças de 2 a 8 anos

A partir das 9h

Ponto de encontro: Pousada Santo Antônio

Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário, vir com roupa confortável e que possa se sujar (trazer roupa reserva)

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo whats (48) 99841-5372

Trazer lanche

 

03

Oficina de tintas naturais - crianças de 8 a 12 anos

A partir das 9h

Ponto de encontro: Pousada Santo Antônio

Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário, vir com roupa confortável e que possa se sujar (trazer roupa reserva)

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo whats (48) 99841-5372

Trazer lanche

 

Como chegar:

Local da atividade: Estrada Geral Santo Antonio - Treviso SC - ao lado da Pousada Santo Antonio, distante 8km do centro da cidade

 

Trilha Ecológica Morro do Quininho

Balneário Piçarras

Realização: Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/R4gsXHYKW82tfVjC7

rodapé site unidos cuidamos.png
bottom of page