top of page
UDNP 2024 CABEÇALHO SITE - COALIZÃO.png
Rio Grande do Sul
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.

Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!

APA do Ibirapuita

Santana do Livramento

Realização: Associação do Caminho do Pampa

Atividade:

01
Dia 21 de julho, em Santana do Livramento. Caminhada Ecológica Contemplativa, destinada a todos os públicos em geral, limite 40 pessoas. Inscrição será feita por whatsapp 55 999828078. Haverá taxa para transporte e alimentação. A caminhada será feita dentro do Bioma Pampa, onde se encontram uma área preservada com avistamentos de animais silvestres e contemplação da natureza.

02
Dia 28 de julho, será realizada no Município de Rosario do Sul. Caminhada Ecológica Contemplativa, destinada a todos os públicos em geral, limite 40 pessoas. Inscrição será feita por whatsapp 55 999828078. Haverá taxa para transporte e alimentação. A caminhada será feita dentro do Bioma Pampa, onde se encontram uma área preservada com avistamentos de animais silvestres e contemplação da natureza.

03
Dia 4 de agosto, será realizada no município de Alegrete. Caminhada Ecológica Contemplativa, destinada a todos os públicos em geral, limite 40 pessoas. Inscrição será feita por whatsapp 55 999828078. Haverá taxa para transporte e alimentação. A caminhada será feita dentro do Bioma Pampa, onde se encontram uma área preservada com avistamentos de animais silvestres e contemplação da natureza.

04
Dia 18 de agosto, será realizada no Município de Quarai. Caminhada Ecológica Contemplativa, destinada a todos os públicos em geral, limite 40 pessoas. Inscrição será feita por whatsapp 55 999828078. Haverá taxa para transporte e alimentação. A caminhada será feita dentro do Bioma Pampa, onde se encontram uma área preservada com avistamentos de animais silvestres e contemplação da natureza.

Horto Florestal do Litoral Norte

Tramandaí

Realização: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura

Atividade:

01

A trilha é guiada e leva em torno de 50 min, é gratuita, desde a educação infantil ao adulto. No máximo 30 pessoas. Enviar um e-mail para horto-florestal@sema.rs.gov.br para a participação. A partir das 9h

 

Como chegar:

Avenida Fernandes Bastos, 3145

 

Parque do Palácio

Canela

Realização: Produtora Movimento É Arte em parceria com Coletivo Amigos do Parque

Atividade:

01

Um dia junto a natureza, com pessoas de todas as idades e bairros da cidade.

 

02

Yoga ao ar livre, participação livre, só levar tapete para a prática.

 

03

Caça ao tesouro pra crianças, uma brincadeira usando a natureza pra trabalhar o coletivo e a imaginação das crianças através da ecologia e preservação. Máximo de 20 crianças, inscrição feita na hora.

 

04

Trilha guiada com um arquiteto explicando a importância da preservação deste parque para o bem da saúde e da cidade.

 

Como chegar:

Estrada que dá acesso a cidade, Avenida das Hortênsias, próximo ao museu do automóvel.

 

https://maps.app.goo.gl/EDUzw34FRtk2gUp39


 

Parque Estadual de Espigão Alto

Barracão

Realização: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura RS

Atividade:

Atividade com a participação dos Escoteiros de São José do Ouro e Grupo Movimente-se da Secretaria de Assistência Social de Barracão. 
Vivência lúdica na Unidade de Conservação com a inclusão das famílias da região.

Sem taxas e é só chegar no dia.

 

Como chegar:

13 quilômetros da sede de Barracão, distrito de Espigão Alto


 

Parque Estadual de Itapeva

Torres

Realização: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura

Atividade:

Faremos no dia 20/7 uma exposição de banner, jogos e outros materiais do parque em uma praça da cidade de Torres. O objetivo é divulgar a UC e convidar os visitantes a fazerem um agendamento para realizar a Trilha do Morro de Itapeva no parque no dia seguinte às 9:00, 21/07. No momento do agendamento o visitante receberá todas as informações sobre a trilha, como uso de calça, calçado fechado, repelente, protetor solar, garrafa de água. As trilhas serão conduzidas por analistas ambientais e monitores ambientais.

O visitante terá a oportunidade de conhecer as belezas do parque, que visualizaram na exposição, pessoalmente, tendo uma vivência e experiência única em com a natureza, receber informações sobre o histórico da UC desde sua criação, ações de gestão, projeto, fauna e flora associados ao mosaico de ambientes que compreende a Uc.

A trilha tem grau de dificuldade de leve a moderado, podendo ser realizada por crianças a partir de 5 anos até idosos.

A trilha não tem acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Como chegar:

Vindo pela Estrada do Mar (ERS-389), ao passar a Polícia Rodoviária em Torres, entrar a direita no balneário Itapeva, entrar a primeira a esquerda e seguir por uma estrada chão (estraydis Cunhas ou só Camping) até a entrada do parque.


Parque Estadual de Itapuã

Viamão

Realização: SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS e Condutores locais

Atividade:

01

Trilha da Visão Solidária - adulto, ingresso será kit de limpeza para as famílias atingidas no entorno do Parque (saiba mais no formulário de inscrição) + taxa dos condutores

 

02

Limpeza voluntária da Praia das Pombas todo o dia, trazer seu lanche e/ou alimentação, formulário para inscrição, trazer luvas , sem taxas,

 

03

Limpeza Voluntária da Praia da Pedreira, todo o dia, trazer seu lanche e/ou alimentação, formulário para inscrição, trazer luvas, sem taxas

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/pGRnbfFh2H4YiWtH7

 

Parque Estadual de Itapuã

Viamão

Realização: Grupo Mutirão de Limpeza na Praia das Pombas

Atividade:

Grupo de pessoas,  adultos e crianças,  organizados no mutirão de limpeza da Praia das Pombas.

Parque Estadual do Ibitiriá 

Vacaria

Realização: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura SEMA RS

Atividade:

Um dia no Parque 2024!

Venha reconhecer como está o Parque Estadual do Ibitiriá em Vacaria!

Atividade: trilha com caminhada contemplativa (banho de natureza), avistando os buritis e araucárias, passando pela Bica da Saudade, descendo até a Ponte Queimada, distância 03 km entre ida (descida) e retorno (subida), estrada de cascalho.

Quando? Dia 21/07/2024 a partir das 9 horas no local, distante a aproximadamente 25 km do centro urbano de Vacaria, deslocamento por conta do participante.

Quem pode participar? Destinada a moradores do entorno da UC, e pessoas ligadas ao acampamento do exército/ponte queimada.

Como faço para me inscrever? Necessita inscrição prévia e somente pelo e-mail:  parque-ibitiria@sema.rs.gov.br (somente até o dia 17/07), limite de até 20 pessoas. Informar nome completo, contato, município e o que espera conhecer no parque (aguardar e-mail resposta da confirmação de participação).

Recomendações importantes:

- Chapéu/boné, repelente, protetor solar;

- Trazer binóculo e câmera fotográfica;

- Trazer água e alimento para lanche, pois o local não tem lanchonete;

- Vir com calçado confortável para caminhada (local íngreme);

- Não dispõem de banheiro;

- Vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário.

 

Natureza para todas as pessoas! 

 

Como chegar:

Aproximadamente 20 km do centro da cidade de Vacaria, a partir da PRF, seguindo pela BR 116 em direção de Vacaria para divisa com Santa Catarina, entra antes da localidade da Bela Vista, a direita no Km 14,5 (tem a placa da JBS), https://goo.gl/maps/XfkG3rcD8b2W2y5h8

Segue até o final da estrada por aproximadamente 3,5 km, até antes da JBS, e entra a direita neste portão, https://goo.gl/maps/iwHeq2dvfgV6QbVC9

​​

Parque Estadual do Papagaio Charão

Sarandi

Realização: Divisão de Unidades de Conservação, Departamento de Meio Ambiente de Sarandi

Atividade:

6h – Observação de aves
08h30m - Abertura
Apresentação da Unidade de Conservação (histórico e características da unidade), Gestor da UC, Ari Miranda Sanches
09h - Palestra
Mudanças climáticas com ênfase para a educação ambiental
Palestrante: bióloga do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Simone Tomazi
10h - Intervalo para o café ou lanche
Não será oferecido lanche para os visitantes, o parque apenas disponibiliza o espaço para realização do lanche no Centro de Visitantes
10h30m - Trilha guiada
Os participantes farão a Trilha das Araucárias, com finalização até a cascata da Unidade de conservação
12h00m - Intervalo para o almoço
Não será oferecido almoço para os visitantes, o parque apenas disponibiliza o espaço para realização do mesmo no Centro de Visitantes
14h – Palestra: Mudanças Climáticas com ênfase para a Educação Ambiental
Bióloga do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Simone Tomazi
15h - Lanche
Não será oferecido lanche para os visitantes, o parque apenas disponibiliza o espaço para realização do lanche no centro de visitantes
15h30m – Apresentação das espécies de Fauna encontradas na Floresta da Unidade de Conservação
15h45m -Trilha guiada
Os participantes farão a Trilha das Araucárias, com finalização até a cascata da Unidade de Conservação
17h-encerramento das atividades no Centro de Visitantes
Agradecimento aos visitantes

Como chegar:

Partindo da cidade de Sarandi, RS, a partir do trevo da RS 404, localidade de Salwipa,  pegue a estrada de terra Guerino Pasqualoto, ande por 13 km, o  Parque Estadual do Papagaio Charão estará a esquerda.https://maps.app.goo.gl/DQTW3CVhq1MasZEZA


 

Parque Estadual do Tainhas

Jaquirana

Realização: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura

Atividade:

Manejo de espécies exóticas (Pinus e Tojo)

A partir das 8h

Ponto de encontro: Sede da UC: Estrada do Passo do S- Jaquirana

Destinado ao público em geral, sem limite de idade

Serão disponibilizados os equipamentos necessários. 

Recomendado roupa confortável para andar a campo, protetor solar e garrafa de água.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail monitorambiental-tainhas@sema.rs.gov.br

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete. Há sanitários e cozinha equipada.

 

Como chegar:

Estrada do Passo do S- Jaquirana, sede localizada próxima ao Passo do S- https://maps.app.goo.gl/ZtfmkjDpev5sMPr76

 

Parque Estadual do Turvo

Derrubadas

Realização: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura em parceria com a concessionária Macuco Yucumã

 

Atividade:

A definir

 

Parque Municipal Henrique Luiz Roessler - Parcão

Novo Hamburgo

Realização: Fada Arco-íris

01

Um dia no Parque com a fada Arco-íris e o Gnomo Folha.

Evento gratuito. Serão abertas 100 vagas, sendo para o público de todas as idades. Inscrições no Parcão, próximo ao letreiro com a Fada.

Encontro às 10h em frente ao letreiro Novo Hamburgo dentro do Parque (logo na entrada, próxima à guarita. Após o encontro no letreiro, iremos para a casa da Fada, onde será contada a história Odara na floresta. Em seguida, faremos um aquecimento com Chi Kung (Meditação em Movimento) e após uma trilha pelo parque que durará em torno de 40m. Por fim, quem quiser, poderá trazer o lanche para compartilharmos num piquenique nos gramados à sombra das árvores.

 

02,

Chi Kung e Trilha: Em seguida a história Odara na floresta faremos um aquecimento com Chi Kung (Meditação em Movimento) e após uma trilha pelo parque que durará em torno de 40m.

 

03

Piquenique: Por fim, quem quiser poderá trazer o lanche para compartilharmos num piquenique nos gramados à sombra das árvores.

 

Como chegar:

Sobe a Rua Gomes Portinho em direção ao bairro Jardim Mauá, vai até o final dela, dobra à direita na rua Almiro Lau ,  chegando ao número 1445, que é  a casa do final do rua e você verá a entrada do Parcão.



Parque Nacional Aparados da Serra

Cambará do Sul

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade:

Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h) ou tarde (14h). 

 

A atividade pode ser oferecida para qualquer público interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform

 

Como chegar:

Rodovia RS 429, KM 18, Bairro Itaimbezinho

 

Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Mostardas e Tavares

Realização: ICMBio

Atividade:

Pedágio informativo na Estrada do Talhamar

A Estrada do Talhamar é um dos principais acessos ao parque e passa pelo "coração" da Lagoa do Peixe. Na atividade, a equipe da Unidade de Conservação irá abordar os visitantes, informando sobre a importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, e entregando material informativo da UC e do evento.

Além disso, o Parque vai convidar fotógrafos parceiros para fotografar as espécies do local e orientar os interessados sobre fotografia de natureza, e especialmente sobe a avifauna da região.

Para participação na atividade não será cobrada nenhuma taxa, uma vez que o parque não tem controle de acesso.

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/zmj1rFF14ZQTcq639

 

Parque Natural Municipal Banhado da Imperatriz

São Leopoldo

Realização: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Atividade:

Trilha Ecológica, Público Geral, limites de 30 participantes com Inscrição Prévia via whats (51 22000667) Sem valor de Inscrição ou taxas.

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/2FDuvfw71aqh49so6

 

Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo

Caçapava do Sul

Realização: Tuna Ecoturismo - Empresa concessionária

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Estrada do Segredo  - https://maps.app.goo.gl/Q7qN5V8coAFZmpk28

 

Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares 

Marcelino Ramos

Realização: Prefeitura Municipal De Marcelino Ramos - Secretaria De Agricultura E Meio Ambiente

Facebook e Site

Atividade:

01

Caminhadas contemplativas e educacionais "educação ambiental"

A todos os públicos - taxa de 10,00 / pessoa (crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência são isentas, idosos pagam meia, comunidade local isento)./ necessário agendar. WhatsApp (54) 984090641.

Atrativos: centro de visitante/ sala de exposições, passarela, trilhas, deck e mirante.

02

Piquenique

A todos os públicos - taxa de 10,00 / pessoa (crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência são isentas, idosos pagam meia, comunidade local isento).

Necessário agendar. WhatsApp (54) 984090641

03

Pôr do sol no mirante

Todos os públicos, com agendamento - taxa de 10,00.

WhatsApp (54) 984090641

 

Como chegar:

https://maps.app.goo.gl/yM2Mt4ucDibvj1rb9

 

Parque Natural Municipal Tupancy

Arroio do Sal

Realização: Conselho Municipal de Meio Ambiente

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Entrada pela praia da Rondinha até avenida interpraias depois seguir por ela 3 km ao norte

 

RPPN Ecomuseu Capim-limão/ARIE Morro Ferrabraz 

Sapiranga-RS (principal) e Dois Irmãos (secundário)

Realização: Ação conjunta entre o GT Travessia Transmontana do Ferrabraz-RBT, a RPPN Capim-Limão e o Gabinete do Ver. Supl. Marconi Ebert-SPR 

Atividade:

01
14h-17h- "WADERUNG" DO BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ-RS
- Inscrições + infos: @vidaemmovimento_oficiall, What#natureza (51) 999-583043 
- Ingresso: 2kg de alimento não perecível 
- Quando: 20/07/2024 (13 km)
- Onde: Capim-Limão Arte & Café, Picada Verão, Sapiranga-RS ( https://www.instagram.com/rppncapimlimao/)
*Obs-1: Roteiro de turismo cultural guiado por condutor local habilitado (IFRS) e especializado.
*Obs-2: Com veículo de apoio e reposição de água;
*Obs-3. Caso chova o evento será reagendado.

02
A partir das 17h -"VORSCHAU" DA EXPOSIÇÃO DE ARTES INTEGRAGAS 200 ANOS DE COLONIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA, NA REGIÃO ALTO-MONTANA DO RIO DOS SINOS-RS

03
* CAFÉ COLONIAL MUSICAL (reservas 51 985073610) Obs. vagas limitadas.
+ Sorteio de brindes e leilão de obras de artesanato para campanha de autofinanciamento da preservação do acervo material e imaterial do Ecomuseu Capim-limão.

 

rodapé site unidos cuidamos.png
bottom of page