top of page
UDNP 2024 CABEÇALHO SITE - COALIZÃO.png
Rio Grande do Norte
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.

Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!

Maior Cajueiro do Mundo

Parnamirim

Realização: Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA

Atividade:

No Maior Cajueiro do Mundo - Cajueiro de Pirangi -  a programação tem início às 7:30h e se encerra às 17h, todos os dias da semana, domingos e feriados.

A visitação é destinada ao público em geral. Para acessar o equipamento turístico, o visitante garante seu ingresso nos caixas por 8,00 a inteira, e 4,00 a meia mediante apresentação de documento para comprovação. Pessoas com deficiência e militares têm direito a entrada gratuita. Entrando no Cajueiro, o visitante inicia um passeio por dentro da árvore, chegando no tronco principal, nossos Orientadores Turísticos fazem uma abordagem em cerca de 5min para contar a história de geração do Cajueiro, sua caracterização biológica, seus atributos ecológicos e outras curiosidades. Após esse momento, o visitante ficará livre para fazer o restante do percurso e finaliza o passeio, subindo no mirante para admirar a vista de, aproximadamente, 80% da copa do árvore. Temos ainda, ao lado da recepção, o espaço cajueiro, onde o visitante poderá ler nos murais um pouco mais sobre a história, e visualizar o Guinness Book/1994 onde o cajueiro está inserido na página 69. A visitação completa dura aproximadamente 30min e as portas ficam abertas até às 17h.


 

Como chegar:

Saindo de Natal (Ponta Negra) sentido Pirangi do Norte ,passa na Barreira do Inferno, Pium, Cotovelo e chegando em Pirangi na Av: Deputado Márcio Marinho n°02 encontra-se o Maior Cajueiro do Mundo , temos a feirinha de artesanato para visitação e ao lado a praia com melhor banho do litoral.


 

Parque Estadual Dunas de Natal

Natal

Realização: Idema, Caern, serpentes do bem, apc Cabo de São Roque, IFRN, UFRN, Icmbio, projeto tufos brancos, Uern/pccb, ceman

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Bosque dos Namorados/Parque das Dunas

Parque Estadual Dunas de Natal

Natal

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade:

Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h) ou tarde (14h). 

 

A atividade pode ser oferecida para qualquer público interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform 

 

Como chegar:

Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n - Tirol

 

Parque Estadual Mata da Pipa 

Tibau do Sul

Realização: IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

 

Atividade:

01

Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A partir das 08h até às 09h30, na Sede do Parque Estadual Mata da Pipa - PEMP. Destinado ao público em geral. Plantio de 30 mudas que poderá ser feito individualmente ou em pequenos grupos. Não há cobrança de entrada. Importante o uso de protetor solar. Trazer garrafa de água (no local tem onde repor) e alimento, pois não há lanchonete. Há sanitário PCD.

 

02

Visita ao mapa gigante de Tibau do Sul dentro do Projeto Cartografia dos Sentidos. Horário: 11h às 11h40min. Público em geral. Seja um gigante, mas ande com cuidado sobre o Município de Tibau do Sul. Conheça e reconheça locais afetivos. Limite de pessoas: 15 (inscrição na hora, no local). Para participar, você precisará tirar os sapatos ou utilizar uma meia (fornecida no local) para andar sobre o mapa. Não pode alimentos ou bebidas em cima do mapa. Trazer garrafa de água (no local tem onde repor) e alimento, pois não há lanchonete. Há sanitário PCD.

 

Como chegar:

RN 003 (estrada que Liga Pipa a Sibaúma), s/n, Tibau do Sul. CEP: 59178-000 (a partir de Goianinha, pega a RN 003 que vai para o Município de Tibau do Sul. Segue até o Município de Cabeceiras, quando entra à direita para a continuação da RN 003, no sentido do Distrito de Sibaúma). Link do Google Maps: https://maps.app.goo.gl/5R3ZuiupfbBf9DKeA


 

Parque Nacional da Furna Feia

Baraúna

Realização: Secretaria municipal de turismo, lazer e meio ambiente de Baraúna - RN

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Saindo da Igreja Matriz, no centro de Baraúna, siga pela RN-015 no sentido Mossoró. Após cerca de 7 Km, vire à esquerda entrando na comunidade de Juremal. Siga cerca de 7 km até encontrar a entrada do Parque.

Trajeto compartilhado, acesse https://maps.app.goo.gl/oJbZd5Hf1BoAn7NT8?g_st=aw


 

Parque Natural Municipal do Gulandy

Vera Cruz

Realização: Secretaria de Meio Ambiente, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte e a Escola Municipal Cônego Antônio Barros

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Partindo do centro da cidade de Vera Cruz-RN, siga na direção lesta na Av. Monsenhor Paiva por 550m, vire à esquerda na Av. Pedro Alvares Cabral e em 260m vire à direita na RN-315 por 5,3km, no distrito do Cobé vire à direita na Rua Pedro dos Anjos por 230m até uma estrada de terra a esquerda e percorra por 185m a pé até a entrada do Parque. (https://maps.app.goo.gl/iNxQo9FqzszhVE5h9)

 

EcoParque Guaraíras  

Senador Georgino Avelino

Realização: Secretaria de educação municipal

Atividade:

01

Observação de pássaros. Início às 6h até às 9h. Acompanhado de um guia local. Com ponto de observação no manguezal. E na mata atlântica. Investimento de 25,00 por pessoa. Trazer binóculo ou câmera. Protetor solar. Calça. Bota ou tênis. Garrafa d'água. Além do atrativo tem a taxa de preservação no valor de 15,00 por pessoa.

 

02

Trilha interpretativa com 5,3km de extensão. Passando por toda área do EcoParque Guaraíras. Explicando a estrutura do projeto. História da região. Biologia. Fauna e flora. Mudanças climáticas. Passando por Mata Atlântica. Falésia. Manguezal. Laguna Guaraíras. (Estuário) Investimento de 15,00 reais por pessoa. Passar protetor solar. Trazer binóculo ou câmera. Boné. Roupas escuras. Bota ou tênis. Calça. Garrafa d'água. Além do atrativo tem a taxa de preservação no valor de 15,00 por pessoa.

 

03

Brincadeiras para toda família. Gincana. Brinquedos. Investimento 15,00 reais por pessoa. Além da atividade. Tem a taxa de preservação no valor de 15,00 por pessoa.

 

04

Passeio a cavalo. Uma hora e trinta minutos de duração. Percurso de 5,3km. Com guia acompanhando. Passar protetor solar. Calça, tênis ou bora. Boné ou chapéu. Investimento 50,00 reais por pessoa. Lembrando que tem a taxa de preservação no valor de 15,00 por pessoa.

 

Como chegar:

Rua João Aureliano de Lima, 421 Fica bem no centrinho da Vila. Na parte alta da cidade. Rua pavimentada até a recepção.

rodapé site unidos cuidamos.png
bottom of page