top of page
UDNP 2024 CABEÇALHO SITE - COALIZÃO.png
Espírito Santo
As áreas estão organizadas em ordem alfabética, destacadas em verde. Após o nome da área, você encontra o nome da cidade onde vão ser realizadas as atividades, quem realiza as atividades e, em seguida, a descrição das atividades. A descrição é enviada por quem as oferece, por isso há diferença de uma para outra.
Se você quiser ter mais informações sobre a atividade, nossa indicação é que entre em contato com quem a oferece. As informações estão na descrição.

Role a página para encontrar a área e as atividades disponíveis. Caso não encontre uma atividade disponível na sua cidade, convidamos você a se inspirar nas centenas de atividades que vão acontecer em todo o país para criar seu próprio Um Dia no Parque!
Visite uma área natural perto de você, conecte-se com a natureza e publique uma foto com #umdianoparque e marque @umdianoparqueoficial para fazer parte deste movimento!

Floresta Nacional de Goytacazes

Linhares

Realização: ICMBio

Atividade:

01

Parquinho Infantil - na sede da Floresta (BR-101 - Km 155), de 08h00 a 17h00 - brinquedos lúdicos para o público infantil

 

02

Área de lazer - na sede da Floresta (BR-101 - Km 155), de 08h00 a 17h00 - área arborizada e com infraestrutura para receber público diverso.

 

03

Trilha para caminhada - 1 hora de duração - baixo grau de dificuldade - público acima de 8 anos.

 

04

Trilha para bike - 1 hora de duração - baixo grau de dificuldade - público acima de 8 anos

 

Como chegar:

Rod. Br-101  -  Km 155 (1.700 metros do posto da PRF de Linhares)

Floresta Nacional de Pacotuba

Cachoeiro de Itapemirim

Realização: ICMBio

 

Atividade:

A definir

 

Como chegar:

Saindo de Cachoeiro de Itapemirim em direção a Alegre pela BR 482, entre na 1ª entrada para Pacotuba (em frente a igreja Azul), atravesse o rio Itapemirim, no sentido Burarama, logo após à sede da Fazenda Bananal do Norte (INCAPER) entre à primeira a direita, no sentido Monte Alegre, percorra 1,2 km e você estará na sede da Flona de Pacotuba, à esquerda.

 

Monumento Natural Estadual Serra das Torres

Mimoso do Sul

Realização: Secretaria Municipal de Turismo de Mimoso do Sul

Atividade:

"Segunda Caminhada Ecológica"

Teremos distribuição do kit temático “Um dia no Parque” (camisa, lanche e bolsa) para os participantes.


Faremos uma caminhada em direção ao Monumento Natural Serra das Torres, com saída às 06:30 da manhã da praça Cel. Paiva Gonçalves - Centro.
Ali tomaremos um delicioso café da manhã. Em seguida, vamos em direção ao colégio Monsenhor Elias Tomasi e seguiremos para a Comunidade Palmeiras. Evento apenas para adultos que tenham preparo para caminhada de média distância.


Na chegada à Comunidade das Palmeiras teremos um bate papo com o morador da localidade José Cláudio sobre Sustentabilidade Ambiental, Produção Sustentável e Belezas Naturais.
 

Monumento Natural Estadual Serra das Torres

Atílio Vivacqua

Realização: Projeto Neemias- Deptº “Rotas Atílio”

 

Atividade:

O “2° Um dia No Parque” ocorrerá no dia 21/07/2024. (Domingo) e será gratuito!

 

Inscrições até 10/07/2024.

 

Roteiro: 

1º Saída às 06:00 da manhã do ônibus (20 lugares) da Pracinha da Prefeitura de Atílio Vivacqua com destino ao Vale do Moitão do Sul.

2º Ao chegar no ponto de partida (piscina do Manoel): distribuição do kit temático “Um dia no Parque” (camisa, lanche e bolsa) para os participantes.

3º Partiremos com apoio do guia e também do representante do MONAST, que irá nos explicar sobre a fauna e flora local durante todo o percurso. 

 

O trajeto irá se iniciar na Piscina do Manoel com destino a  Fazenda Fortaleza. O percurso é de aproximadamente 13 km. Trilha leve a moderada (somente dentro da estrada), indicada para maiores de 9 anos.

 

Observação: orientamos a inscrição apenas de pessoas sem limitações, uma vez que não teremos ambulância pelas limitações das estradas.

 

O que levar: repelente, protetor solar, água, calçados confortáveis, boné. 

 

As inscrições serão encerradas quando atingirem 20 inscritos (quem desejar ir em carro próprio entrar em contato com 28999962766)

 

Ponto de encontro:

O ônibus que fará o transporte sairá da pracinha da Prefeitura de Atílio Vivacqua. Horário pela manhã a definir

Monumento Natural Estadual Serra das Torres 

Atílio Vivacqua

Realização: Secretaria de meio ambiente

Atividade:

Cavalgada Ecológica

Dia 20 de julho

Saída às 7h com destino a Sumidouro

 

Vamos apreciar a natureza e desfrutar de momentos de tranquilidade em meio ao campo.

 

Ponto de encontro:

Saída da Praça do Oriente

 

Monumento Natural Estadual Serra das Torres

Muqui

Realização: Irmã, Vale, Sec. de meio ambiente, Região Sul Capixaba dos Vales e Café

 

Atividade:

Trilha Ecológica 

Saída às 6h

Local de encontro: Sítio Flor e Café 

Levar lanche e água 

Agasalhos

Roupas leves e sapatos adequados

Caminhada de média performance 

Inscrições pelo Google forms ou email regiaosulcapixabadosvalesecafe@gmail.com 

Teremos taxa para os guias

 

Como chegar:

O evento acontecerá na Morubia na Rota do Dragão, Pedra do Dragão, saindo do Sítio Flor e Café


 

Parque Botânico Vale

Vitória

Realização: Vale

 

Atividade:

20 e 21 de julho

16 a 21 de julho – Bioférias

17 de julho – Dia de proteção às florestas

ExpoVespa - Harmonia do Caos: Entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitóides

Um Dia no Parque

 

ExpoVespa – Exposição de Vespas Parasitoides

Como demanda imediata da humanidade, a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos apresenta objetivos ambiciosos e desafiadores, exigindo soluções criativas e inovadoras para enfrentar os desafios complexos do mundo atual. Nesse sentido, a “ExpoVespa: entre o real e o fantástico mundo das vespas parasitoides”. A grande missão da "ExpoVespa" é mostrar para a população o maravilhoso mundo das vespas parasitoides e sua enorme importância para a humanidade. Para isso serão exibidas peças artísticas inspiradas no mundo das vespas e seus exemplares naturais, para despertar nas crianças e jovens o interesse e encanto pelos mundos extraordinários da ciência e da arte.

Data: 18/07 a 29/09

Horário: 9h às 16h

Local: Espaço Conhecimento

*Atividade livre

 

FeBio – Parque Botânico Vale

A bioeconomia é um modelo de produção baseado no uso de recursos biológicos. Seu objetivo é oferecer soluções para a construção de uma economia mais sustentável, pautada na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis. Caminhar em direção ao desenvolvimento sustentável tornou-se uma urgência definitiva na agenda da sociedade. Na FeBio, o Parque Botânico Vale convida pequenos produtores para a exposição e comercialização de produtos com essas características.

Data: 20 de julho

Horário: 9h às 17h

Local: Anfiteatro

*Atividade livre

 

Banho de Floresta

Banho de floresta é uma prática médica tradicional originária do Japão chamada silvoterapia (Shinrin-Yoku)Trata-se de uma terapia florestal em que se vai para uma área de floresta ou mesmo um parque e passa-se algum tempo em contato com a natureza e ao ar livreA prática reduz a produção de cortisol, principal hormônio causador do estresse, diminui a pressão arterial, além dos sintomas de ansiedade, fadiga e irritação. Diante dos inúmeros benefícios oferecidos com essa prática, o Parque Botânico Vale realizará a primeira edição dessa atividade.

Data: 20 e 21/07

Horário: 9h

Local: Trilhas PBV

*Inscrições na Administração

 

Aulão de Ginástica Natural

Sem utilizar equipamentos, a Ginástica Natural trabalha o corpo todo ao combinar posturas da yoga e do jiu-jitsu, aliadas aos movimentos de alguns animais. A proposta da ginástica natural é proporcionar bem-estar físico e mental. A atividade pode ser praticada por pessoas de qualquer peso ou idade, e independentemente do seu nível de condicionamento físico e nasceu a partir da observação de como os animais interagem com o ambiente ao seu redor, fazendo movimentos harmônicos e que não causam lesões. Alguns movimentos imitam as acrobacias dos macacos, outros as passadas dos felinos, e até alguns movimentos de solo do jiu-jitsu são incorporados à prática.

Data: 20 e 21/07

Horário: 10h e 15h

Local: Anfiteatro

*Atividade livre

 

Expedição Biodiversidade

Tour guiado na área verde do Parque Botânico para conhecimento das principais espécies da Mata Atlântica e fauna local.

Local: Área Verde

Data: 20 e 21/07

Horário: 11h e 16h

*Inscrições na Administração

 

Ação Educativa – Proteção às Florestas

A natureza tem sua dinâmica e está em constante transformação. Os ciclos da vida na natureza são essenciais para manter o equilíbrio do planeta. Porém, as ações humanas podem interferir nesses ciclos causando alterações e desequilíbrios, interferindo assim na vida das espécies que habitam a Terra. Por isso, é cada vez mais urgente que a humanidade atue em prol da proteção dos ecossistemas e viva de forma mais sustentável. Nessa ação educativa abordamos de forma leve e educativa a importância da Proteção às Florestas.

Data: 20 e 21/07

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Área verde

*Atividade livre

 

Uma Muda pelo Clima

As árvores cumprem papel essencial e muito importante, um deles é ambiental, pois são organismos eficazes para o equilíbrio do ecossistema. Para contribuir com a conservação ambiental o Parque Botânico Vale realiza a troca de mudas nativas da Mata Atlântica, por alimentos não perecíveis.

Data: 20 e 21/07

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Área Verde

*Atividade livre

 

Troca de Brinquedos

Escolha um brinquedo que as crianças já não se interessam tanto e troque por um outro disponível na nossa mesa de trocas. Reutilizar é cuidar do planeta. Faça parte desse movimento.

Data: 20 e 21/07

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Área Verde

*Atividade livre

 

Quiz Ambiental – Proteção às florestas

Jogo de perguntas e respostas com o tema “Proteção às florestas” onde os participantes devem ler os QRcodes disponíveis no parque e podem concorrer a brindes especiais.

Data: 20 e 21/07

Horário: 8h às 16h

*Atividade livre

*Sorteios 16h

 

Como chegar:

Próximo ao condomínio Atlântica Ville

 

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha 

Guarapari

Realização: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

 

Atividade:

Trilha Noturna

Data: sábado, 20/07/2024

Início às 16h e término às 20:00h

Idade mínima: 07 anos, máxima: sem limite

Trilha percorridas: Trilha da Restinga e Trilha do Alagado

O que trazer: lanche, garrafa para água, vir de tênis ou outro calçado fechado apropriado para trilha, repelente, lanterna

O que não trazer: bebida alcoólica

 

Como chegar:

Rodovia ES 060 (Rodovia do Sol), km 37,5 norte, Setiba, Guarapari. A portaria fica a 2 km do Trevo de Setiba, no sentido Guarapari-Vila Velha


 

Parque Municipal Ruínas e Cachoeira do Mangaravite

Bom Jesus do Norte

Realização: ONG REDI em parceria com secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo

 

Atividade:

01

Visita guiada às Ruínas da Usina Mangaravite. Início às 8h com mediação de historiador, acerca do histórico do local. Público diverso, menores apenas acompanhado por responsáveis.

 

02

Trilha e imersão na Mata Atlântica. Início às 9h com mediação de biólogo, que demonstrará estado de restauração e conservação do local, etapas de sucessão ecológica e relação ecossistêmica entre as espécies do local. Público diverso, menores apenas acompanhado por responsáveis.

 

03

Contemplação das cachoeiras do Mangaravite e mirante. Possibilidade de banho e rapel promovido por empreendimento parceiro (pago). Público diverso, menores apenas acompanhado por responsáveis.

 

Como chegar:

Estrada do Macário sentido Cachoeira do Mangaravite, siga por 6 Km a partir do momento que deixar a ES-484 (sentido Centro de Bom Jesus x São José do Calçado) após passar pela Capela São João Batista.

 

Reserva Ambiental Águia Branca

Vargem Alta

Realização: Grupo Águia Branca

 

Atividades:

Atividade 1: Arraiá na Floresta 

20 de julho 

Festa Julina. Horário: 16h. Ponto de Encontro: Centro de Visitantes da Reserva Ambiental Águia Branca, Rodovia ES 164, KM 60, Alto Castelinho, Vargem Alta. Destinado ao público em geral, sem limite de idade, entrada gratuita.

Venha curtir o nosso Arraiá na Floresta! Comidinhas típicas, muito forró pé de serra e brincadeiras.

Alimentação: O evento contará com barraquinhas de comidas típicas. Parte da renda será destinada à associação comunitária local. 

 

21 de julho 

Atividade 2: Banho de Floresta 

Vivência na Floresta. Horário: 09h. Ponto de Encontro: Centro de Visitantes da Reserva Ambiental Águia Branca, Rodovia ES 164, KM 60, Alto Castelinho, Vargem Alta. Destinado ao público em geral, sem limite de idade. 

Experimente o Banho de Floresta, também conhecido como "shinrin-yoku", uma prática japonesa de conexão com a natureza. Caminhe devagar, usando todos os sentidos para interagir com o ambiente. Observar, cheirar, sentir e contemplar a vida ao seu redor promove relaxamento e bem-estar. É uma oportunidade de se conectar com o momento presente em uma experiência única e meditativa.

Duração: 1h

Inscrições: https://reserva-ambiental-aguia-branca.reservio.com/events/e2595194-908c-4375-ac21-9ca2e1c9156a/

Alimentação: Anexo à Reserva há restaurante. Há opções de restaurantes na região.

Recomendações: Calçado fechado (ideal para atividades físicas ou próprio para caminhadas na natureza), calça, blusa de manga, boné ou chapéu, recomendamos trazer agasalho pois nesta época do ano a região apresenta temperaturas baixas.

*A duração das trilhas pode variar de acordo com as condições climáticas, condições do terreno e/ou desempenho do grupo.

 

Atividade 3: Apresentação Cultural Caxambu de Pedra Branca 

Roda de Caxambu.  Horário: 10h30. Ponto de Encontro: Centro de Visitantes da Reserva Ambiental Águia Branca, Rodovia ES 164, KM 60, Alto Castelinho, Vargem Alta. Destinado ao público em geral, sem limite de idade. 

Conheça o Caxambu da Comunidade Quilombola de Pedra Branca – uma das manifestações culturais que compõem o patrimônio imaterial do município de Vargem Alta. 

Duração: 1h

Inscrições: https://reserva-ambiental-aguia-branca.reservio.com/events/78f4b06f-5125-43ef-8190-3396cca3d63c/

Alimentação: Anexo à Reserva há restaurante. Há opções de restaurantes na região.

Recomendações: Calçado fechado (ideal para atividades físicas ou próprio para caminhadas na natureza), calça, blusa de manga, boné ou chapéu, recomendamos trazer agasalho pois nesta época do ano a região apresenta temperaturas baixas.

 

Como chegar:

Rodovia ES 164 – km 60

Reserva Biológica Augusto Ruschi

Santa Teresa

Realização: ICMBio

Atividade: 

Atividade 01: Visita ao Centro de Vivência da UC, com atividade de pintura para o público infantil, sobre a fauna e flora da REBIO. Exibição de vídeos sobre a UC. Exposição de serpentes em álcool 70% e também animais taxidermizados (empalhados).

 

Atividade 02: Visita ao meliponário, local de criação de abelhas-sem-ferrão, para compreensão da importância dos insetos polinizadores.

 

Atividade 03 - Trilha interpretativa para imersão na biodiversidade da Mata Atlântica

 

Atividade 04 - Observação de aves

 

Como chegar:

Ao chegar ao Centro de Santa Teresa, subir por detrás da Rodoviária, onde passará em frente a Coopeavi (há duas opções: pela R. José Eugênio Vervloet pra quem chega pelo sentido São Roque x Santa Teresa, ou pela ladeira Virgílio Lambert, pra quem chega pelo sentido Fundão x Santa Teresa). Andar somente pela estrada principal (asfalto), Av. Anselima Broilo Vervloet. À frente passará pelo Capitel à sua esquerda. Siga sempre o asfalto, e então bem adiante passará por várias lagoas do lado esquerdo. Em uma bifurcação, vire à direita, no calçamento, na estrada para Nova Lombardia. O calçamento é curto, e então logo começará uma curta estrada de chão, em que passará por uma lagoa do lado esquerdo, onde ficam o alojamento e área residencial. Siga em frente por cerca de 800m a 1km, onde estará a sede da REBIO Augusto Ruschi à sua direita.

Reserva Biológica de Sooretama

Sooretama

Realização: ICMBio

Atividades:

Abertura às 7H

7h às 8h - coffee break

Palestra sobre a unidade

Atividade para escolha:

Caminhada ecológica 6km até o Córrego Quirininho, área restrita da unidade.
Oficina de produção de sabonete na sede da unidade, 25 participantes.
Livre no pátio com jogos ecológicos, fazendo muitos registos da paisagem e animais (se aparecerem).
Trilha guiada 1km na sede da unidade. 

O participante terá direito a escolha de uma atividade, pois serão concomitantes. 

Teremos distribuição de picolé, algodão doce e pipoca. 

As atividades e demais serviços serão ofertados de forma gratuita.

Link para inscrição https://forms.gle/V2ZE5WSo78AXgX3u7
 

Como chegar:

Entrada na BR 101 km 117, à esquerda do sentido de quem vai para São Mateus, percorrer 10km estrada municipal, chegando no vilarejo do Juncado virar à direita, percorrer 5km estrada de chão.

 

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim

Aracruz

Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

Atividade:

Mutirão de Limpeza do Manguezal

A partir das 8h

Ponto de encontro: Porto do Novo Irajá/Aracruz/ES https://maps.apple.com/?ll=-19.913470,-40.221542&q=Aracruz&t=h

Destinado ao público em geral, sem limite de idade

Vestir calça e blusa de manga (se possível de proteção UV), boné/chapéu, e calçado fechado (obrigatoriamente).

Não há cobrança de taxa.

Será oferecido frutas e água. Leve seu copo/caneca!

 

Como chegar:

https://maps.apple.com/?ll=-19.913470,-40.221542&q=Aracruz&t=h

 

Reserva Natural Vale

Linhares

Realização: Vale

Atividade:

Programação:

 

9h - Observação de aves

11h - Oficina: Arte com elementos da natureza

13h - Oficina: Tecido de cera

14h - Brincadeiras de criança

15h – Trilha

 

⚠️Atenção⚠️

Temos a campanha Reserva Sem Copo Descartável, onde NÃO disponibilizamos copos nos bebedouros. Traga seu copo ou garrafa para hidratação.

O local não possui lanchonete. Podem trazer lanches para um delicioso piquenique!

Recomenda-se trajes leves, calçado fechado, repelente e protetor solar.

 

Recomendado:

Uso do repelente e protetor solar.

Trazer binóculo ou câmera fotográfica.

Vir de calça comprida, camisa manga longa e calçado fechado.

 

Como chegar:

Rodovia BR 101, KM 122 Norte.

6 km depois da cidade de Sooretama.

rodapé site unidos cuidamos.png
bottom of page